top of page

QUAIS OS TIPOS DE FAMÍLIA QUE EXISTEM?



O direito brasileiro constantemente está se adaptando ao fator social. O conceito de família vem se modificando ao longo dos anos e com isso a criação de um novos tipos de família.


Família anaparental

Esse tipo de família é caracterizado quando há uma relação familiar mas sem cunho sexual. Formada por indivíduos que possuem relação de afeto, mas sem intenção de um casamento.


Podemos ter como exemplo irmãos cujo os pais morreram e decidiram continuar morando juntos. Nesse caso, o afeto é uma questão preponderante na tomada de decisões.


Concubinato

É uma relação de pessoas impedidas de se casarem. Normalmente ocorre quando um casal se separa de fato, mas não ocorre a regularização dos documentos.


Uma das partes começam a ter relação com outra pessoa, porém fica impossibilitada de contrair um novo casamento até que o divórcio seja efetivado.


Família Eudemonista

É uma família que não possui parentesco biológico, mas possui relação de afeto, afinidade, amor, companheirismo.


Esse tipo de família é caracterizada pela junção de pessoas que buscam o bem estar pessoal, mas possuem o interesse de compartilhar sua vivência.


Podemos ter como exemplo dessa família, amigos que decidem morar juntos e compartilharem despesas, angústias, alegrias, e que possuem afeto entre si, sem conotação sexual.


Família Pluriparental

É a família que se forma através de uma que foi desfeita. Com o divórcio, há a possibilidade de um novo casamento, podendo ambas as partes possuírem filhos ou não.


É muito comum que um pai divorciado encontre e queira criar uma nova família com uma mãe também divorciada.


Não há impedimento algum para que essa nova família seja criada.



Família homoafetiva

É a família que surge através da relação de um casal do mesmo sexo. O STF reconheceu esse tipo de família e consagrou a União de pessoas do mesmo pessoa.


Antigamente, era permitido apenas a União Estável do casal, mas hoje há a possibilidade do casamento também.


Cabe ressaltar que todas as famílias devem ser respeitadas, independentemente da forma como foi criada.


Caso você queira continuar conversando comigo sobre este assunto estou disponível por meio do e-mail: advmilenacamargo@gmail.com.


Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page